Queda de avião da Air India: o que se sabe e o que falta esclarecer?
Air India: Botão que corta combustível tem ‘trava’ que impede acionamento acidental
A queda do avião da Air India, em junho deste ano, voltou a ser assunto depois que um relatório preliminar da investigação foi liberado na sexta-feira (11). Uma gravação da caixa-preta mostra um diálogo entre os pilotos, indicando que o comandante teria desligado os interruptores que controlavam o fluxo de combustível para os dois motores do avião.
A informação foi publicada no Wall Street Journal (WSJ) nesta quarta-feira (16). A reportagem ouviu fontes próximas à investigação feita pelos EUA e ainda não se sabe se o que aconteceu foi de propósito ou por engano.
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Interior da cabine de um Boeing 787 Dreamliner, semelhante ao da Air India que caiu em Ahmedabad
BBC
O que se sabe sobre o acidente com o avião da Air India
Corte do fornecimento de combustível
O relatório preliminar e uma gravação da caixa-preta do avião indicam que o fornecimento de combustível para os dois motores da aeronave foi cortado. Os botões de fornecimento de combustível foram movidos da posição “run” (ligado) para “cutoff” (corte) apenas 3 segundos após a decolagem. Os dois botões foram religados instantes antes da queda, e ambos estavam na posição “run” quando encontrados pelos peritos no local do acidente.
Mecanismo de segurança dos botões
Localizados no painel do avião e protegidos por uma trava para evitar acionamentos acidentais, eles precisam ser puxados para trás e levantados antes de mudar a posição. Detalhes da investigação indicam que foi o comandante quem desligou os interruptores, um após o outro, com intervalo de um segundo entre cada um deles.
Reação na cabine
O copiloto questionou o comandante sobre o motivo de ele ter colocado os interruptores na posição de “corte”. Ele teria entrado em pânico, enquanto o comandante parecia permanecer calmo. Antes da queda, um dos pilotos foi ouvido perguntando ao outro por que ele havia cortado o combustível, que respondeu que não havia feito isso.
Experiência dos pilotos
O comandante Sumeet Sabharwal era um piloto veterano com mais de 15 mil horas de voo, além de ser instrutor da Air India. O primeiro oficial, Clive Kunder, tinha pouco mais de 30 anos e somava mais de 3 mil horas de experiência. No momento do voo, Kunder era o responsável pelo comando ativo da aeronave, enquanto Sabharwal, como piloto monitor, tinha maior liberdade para manusear outros sistemas.
Condição da aeronave e combustível
Os destroços indicam que os flaps estavam numa posição compatível com o momento do voo (decolagem), e o combustível estava em condições satisfatórias. Nenhuma recomendação foi feita para a Boeing ou à fabricante do motor, indicando que funcionavam normalmente.
Altura e impacto
O avião começou a perder altitude após atingir 198 metros de altura. Na queda, atingiu um alojamento de faculdade de medicina em uma área residencial. Após o acidente, as autoridades indianas determinaram uma inspeção em todos os 33 aviões Dreamliner da frota da Air India para evitar novos incidentes
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O que ainda falta saber sobre o acidente com o Air India
Por que o combustível foi cortado?
A principal questão é se o corte de combustível foi proposital ou por engano. O relatório sugere a possibilidade de um dos pilotos ter desligado propositalmente o fornecimento de combustível, já que especialistas dizem ser improvável o acionamento acidental dos botões. A motivação também permanece desconhecida. O relatório preliminar não indicou ter havido qualquer emergência que exigisse o corte dos motores.
O que foi conversado na cabine?
O relatório preliminar não fornece nenhuma transcrição direta da conversa gravada na caixa-preta, nem identifica qual piloto fez a pergunta “por que você desligou?”. Analistas consideram essa omissão “totalmente inaceitável”.
O que aconteceu entre o corte e o religamento?
Faltam dados sobre o que aconteceu na cabine de comando entre o corte do fornecimento de combustível e o religamento.
Como estavam os motores antes do corte?
O relatório preliminar não contém informações sobre o que como funcionavam os motores imediatamente antes de os interruptores serem invertidos. Essa informação é importante, pois ligar e e desligar esses botões pode ser um procedimento para reiniciar um motor que já estava perdendo potência.
Críticas ao relatório preliminar
O relatório preliminar foi criticado por ser “muito seletivo” e omitir informações. A Associação de Pilotos Comerciais da Índia e o CEO da Air India alertaram contra tirar “conclusões precipitadas” ou invocar alegações sérias, como suicídio do piloto, com base em informações incompletas.
Debate sobre câmeras na cabine
A suspeita de que um piloto cortou o combustível reacendeu o debate sobre a instalação de câmeras de vídeo na cabine de comando. Defensores argumentam que imagens poderiam preencher lacunas deixadas pelos gravadores de áudio e dados, e auxiliar investigações sobre saúde mental dos pilotos. Oponentes levantam preocupações com privacidade, o uso indevido das filmagens para punições disciplinares, e risco de vazamento das imagens para o público após um acidente.
Vídeo de 2016 mostra interior de Boeing 787 da Air India que caiu em Ahmedabad
Relatório preliminar
Divulgado na última sexta (11), o relatório preliminar sobre a queda do avião da Air India aponta que o fornecimento de combustível para os motores da aeronave foi cortado 29 segundos antes do impacto, com os botões mudando quase ao mesmo tempo, da posição “run” (ligado) para “cutoff” (corte) logo após a decolagem.
Esses botões ficam no painel do avião e são protegidos por uma trava, justamente para evitar acionamentos acidentais — é preciso puxá-los para trás e levantá-los antes de mudar a posição.
🛫 Colocar o botão em “cutoff” corta quase imediatamente os motores, sendo que:
Isso normalmente é feito após o pouso, quando o avião já está no portão do aeroporto.
No ar, o procedimento só é usado em situações raras, como incêndio ou pane no motor.
O relatório não indicou ter havido qualquer emergência que exigisse o corte dos motores.
Nenhuma recomendação tampouco foi feita para a fabricante do motor, o que indica que eles funcionavam normalmente até então.
O documento não explicou como os botões poderiam ter sido movidos para a posição de corte durante o voo. Especialistas em segurança da aviação dos EUA afirmaram que não seria possível um piloto acionar esses botões acidentalmente.
Segundo a investigação, os dois botões foram religados instantes antes da queda — ambos estavam na posição “run” quando foram encontrados pelos peritos no local do acidente.
🔍 Embora não diga isso explicitamente, o relatório joga luz sobre a possibilidade de um dos pilotos ter desligado propositalmente o fornecimento de combustível.
O comandante Sabharwal tinha 15.638 horas de voo e também era instrutor da Air India.
Já o copiloto Kunder somava 3.403 horas de experiência.
A Air India opera 33 aeronaves do modelo Boeing 787-8 Dreamliner. Após a tragédia, as autoridades indianas determinaram a inspeção de todos esses aviões para evitar novos acidente.
Não há prazo para a divulgação do relatório final sobre a investigação.
O avião caiu segundos após decolar do aeroporto de Ahmedabad, no oeste da Índia, com destino a Londres. Apenas um passageiro sobreviveu. A tragédia deixou 260 mortos no total, incluindo 29 pessoas que estavam em solo.
Destroços do avião da Air India que caiu nesta quinta-feira (12)
Reuters/Amit Dave
Segundo a segundo
A investigação reconstruiu os momentos finais do voo 171 da Air India, com base nos dados da caixa-preta. Abaixo, veja a cronologia dos acontecimentos segundo o horário local da Índia:
13h38:39 – O avião decola do aeroporto de Ahmedabad.
13h38:42 – Os dois botões que controlam o fornecimento de combustível para os motores são colocados na posição “cutoff”. Os motores começam a perder potência.
Em determinado momento um dos pilotos pergunta ao outro por que ele havia cortado os motores. O colega responde que não fez isso.
13h38:47 – Uma turbina de emergência (chamada de RAT) é acionada.
13h38:52 – O botão de distribuição de combustível do motor 1 é religado.
13h38:56 – O botão do motor 2 também é religado.
13h39:05 – Um dos pilotos declara emergência, dizendo: “Mayday, Mayday, Mayday”.
13h39:11 – Os gravadores de dados e de voz param de funcionar, o que é compatível com o momento do impacto no solo.
Após a queda aeronave atingiu o alojamento de uma faculdade de medicina em uma área residencial, por volta do horário do almoço.
VERSÃO FINAL – USAR ESSA – Infográfico mostra detalhes da queda do avião Boeing 787-8 da Air India ocorrida em 12 de junho — Foto: g1
Editoria de Arte