Toyota Yaris Cross é confirmado para o Brasil e chega em novembro; veja o que se sabe sobre o novo SUV

Toyota Yaris Cross chegará ao mercado nos próximos meses
Divulgação | Toyota
A Toyota confirmou nesta quinta-feira (17) que o SUV Yaris Cross está confirmado para estrear no Brasil. O SUV compacto será lançado oficialmente em outubro e chegará às concessionárias em novembro. A produção será nacional, na fábrica de Sorocaba, no interior de São Paulo.
A montadora também anunciou para setembro o lançamento de uma versão mais acessível do Corolla sedã: a GLi híbrida. (saiba mais abaixo)
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O Yaris Cross é o mais novo integrante da disputada categoria de SUVs compactos, em que duelam campeões de venda como Honda HR-V, Hyundai Creta, Jeep Renegade e Volkswagen T-Cross, além do prometido Honda WR-V.
O nome Yaris já é conhecido do público brasileiro, embora em outros segmentos. Desde 2018, as versões hatch e sedã disputavam mercado com o Honda Fit e com as versões mais completas de Chevrolet Onix e Hyundai HB20.
O sedã saiu de linha, e o hatch deve ter o mesmo destino. Segundo Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil, ainda são produzidas cerca de 37 mil unidades do Yaris hatch para mercados como Argentina e Uruguai.
Com o espaço liberado na fábrica, a Toyota promete lançar um dos SUVs mais econômicos do segmento, caso mantenha a configuração vendida fora do Brasil. Os detalhes sobre versões e especificações técnicas devem ser revelados apenas em outubro, durante o lançamento oficial.
A versão chilena do Yaris Cross utiliza um motor 1.5 flex aspirado com ciclo Atkinson (diferente do ciclo convencional), que entrega 91 cv e 12 kgfm de torque, combinado a um motor elétrico de 80 cv e 14 kgfm. A potência combinada, que não é uma simples soma, deve ficar em torno de 115 cv.
Assim sendo, ele será o primeiro SUV de entrada com propulsão híbrida flex plena. Esse conjunto é diferente do utilizado no Corolla e no Corolla Cross, que contam com motor 1.8 e potência combinada de 122 cv (a Toyota não informa o torque desses modelos).
A versão híbrida flex deve ocupar o topo da linha do Yaris Cross, assim como acontece com o Corolla Cross. Caso mantenha a configuração dos atuais hatch e sedã, o SUV terá motor 1.5 flex aspirado, com 110 cv e 14,9 kgfm de torque com etanol.
Todas as versões devem vir equipadas com câmbio automático do tipo CVT.
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Yaris Cross promete ser um dos carros mais econômicos da categoria
Divulgação | Toyota
SUV compacto
O Yaris Cross ficará posicionado abaixo do Corolla Cross na linha da Toyota. O SUV médio é 15 cm mais comprido, 5 cm mais largo e tem a mesma altura que o novo utilitário de entrada da marca.
Comparado ao líder da categoria, o Volkswagen T-Cross, o Yaris Cross deve ser 10 cm mais longo, 4 cm mais alto e 1 cm mais largo.
O entre-eixos do Yaris Cross é de 2,62 m — 3 cm menor que o do T-Cross e 2 cm menor que o do Corolla Cross —, o que sugere uma cabine mais compacta, priorizando o espaço para bagagens.
No Chile, onde já está à venda, o porta-malas do Yaris Cross oferece 471 litros de capacidade (ou 466 litros na versão híbrida), superando os 440 litros do Corolla Cross e os 373 litros do T-Cross.
Entre os principais itens do Yaris Cross vendido no Chile estão a central multimídia com tela de 10,1 polegadas, conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, além de seis airbags de série.
A lista de equipamentos da versão brasileira ainda não foi divulgada.
O bagageiro será uma das referências do segmento com 471 litros
Divulgação | Toyota
Quanto vai custar?
No mercado chileno, a versão mais básica do Yaris Cross custa 17.590.000 pesos, equipada com câmbio manual e motor 1.5 aspirado. Em conversão direta, sem considerar impostos, o valor corresponde a cerca de R$ 101 mil.
Contudo, considerando seu porte e posicionamento, é provável que o modelo chegue ao Brasil com preços entre R$ 150 mil e R$ 200 mil, faixa semelhante à dos principais concorrentes.
Corolla Hybrid GLi: nova versão híbrida
Em 2025, o clássico sedã Corolla ganhará mais um integrante em sua já ampla linha. A Toyota confirmou o lançamento da versão Hybrid GLi, que será a opção híbrida flex mais acessível do sedã e chega ao mercado em setembro.
Atualmente, o Corolla é oferecido em cinco versões, com uma diferença significativa de preço entre a intermediária (XEi) e a topo de linha (Altis Premium).
Confira os valores atuais:
GLi: R$ 167.590;
XEi: R$ 168.890;
Altis Premium: R$ 196.590;
Altis Hybrid Premium: R$ 199.990;
GR-Sport: R$ 196.990.
A diferença entre as versões XEi e Altis Premium é de R$ 27.700. Em relação à Altis Hybrid Premium, o intervalo chega a R$ 31.100.
Para reduzir essa distância, a Toyota optou por lançar uma versão híbrida flex mais acessível.
Toyota Corolla GLi terá opção híbrida flex
Divulgação | Toyota
Levando em conta que a diferença entre as versões Altis Premium a combustão e híbrida é de R$ 3.400 — com o mesmo nível de equipamentos —, estima-se que o Corolla Hybrid GLi custe entre R$ 170 mil e R$ 175 mil. O preço oficial ainda não foi divulgado.
De acordo com José Ricardo Gomes, diretor comercial da Toyota do Brasil, a decisão de lançar a versão híbrida na configuração de entrada (GLi), e não na intermediária (XEi), atende à demanda do varejo e, principalmente, ao interesse de frotistas. “É um carro mais acessível”, afirma.
Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil, complementa: “A configuração GLi é muito importante por ser híbrida flex. Isso significa que o Corolla passa a ter motorização híbrida em toda a sua linha. Nosso objetivo é tornar essa tecnologia dominante na Toyota”.
Apesar da coincidência com o anúncio do governo federal sobre a redução do IPI para veículos menos poluentes, a Toyota garante que o lançamento já estava planejado há pelo menos 18 meses.
A Toyota também avalia ampliar a oferta de versões híbridas no SUV Corolla Cross. Atualmente, há uma diferença superior a R$ 16 mil entre as versões XRE e XRX, ambas com motor 2.0 aspirado. A montadora estuda lançar uma opção híbrida flex mais acessível para o modelo.
Fábrica de Sorocaba será ampliada
No primeiro semestre de 2025, a Toyota produziu mais de 99 mil veículos em suas unidades no Brasil — Sorocaba e Indaiatuba, ambas localizadas no interior de São Paulo. Desse total, cerca de 89 mil foram vendidos até junho.
A expectativa é que a produção alcance 207 mil unidades até o fim do ano, com 203 mil veículos comercializados no mesmo período.
Para 2026, a projeção é ainda mais ambiciosa. A Toyota está expandindo a planta de Sorocaba, que substituirá a unidade de Indaiatuba, atualmente em processo de desativação.
Com a ampliação, a capacidade anual de produção passará para 275 mil veículos — cerca de 70 mil a mais que atualmente.
A fábrica contará com duas linhas de produção: a atual, com capacidade para 175 mil unidades por ano, e uma nova, ainda em construção, que produzirá 100 mil veículos anualmente.
Essa nova linha será dedicada a dois modelos híbridos completos: o Corolla sedã e outro veículo que será anunciado em breve.
O investimento total na ampliação é de R$ 11,5 bilhões e viabilizará o lançamento de dois novos produtos para o mercado brasileiro.
“A nova fábrica de Sorocaba tem o equivalente a 40 campos de futebol. São 400 mil metros quadrados, sendo 160 mil de área construída. Atualmente, 1.100 operários trabalham nas obras, e a unidade estará em operação no segundo semestre de 2026”, afirma Evandro Maggio.

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