Nova fábrica na Bahia torna BYD mais acessível ao consumidor brasileiro

Feito por brasileiros, para brasileiros, o projeto deve gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos
Divulgação
O que era expectativa começou a virar realidade com a abertura dos portões da nova fábrica da BYD em Camaçari, região metropolitana de Salvador (BA). Apresentada no início do mês, a única unidade da greentech fora da Ásia simboliza uma nova era na mobilidade e amplia o acesso aos modelos da marca – e toda tecnologia que ela carrega – no Brasil e em toda a América Latina.
Maior montadora de elétricos e híbridos do mundo, a BYD não apenas expande sua atuação. Ela transforma a indústria automotiva a partir dessa estratégia, impactando em todo o setor, estimulando a concorrência e a evolução do mercado.
No centro da operação, com a nova fábrica, o Brasil também passa a ser um hub de exportação para outros países, facilitando a presença da companhia em todo o mercado latino-americano. E isso reflete também na geração de empregos diretos e indiretos – somente na fábrica, a expectativa é gerar até 20 mil quando todas as fases estiverem concluídas.
Benefícios de ponta a ponta
Com a nova planta, acessar o universo inovador da BYD será muito mais fácil e rápido para o consumidor. No entanto, a instalação da fábrica vai além do benefício ao cliente: ela fortalece toda a cadeia produtiva. Isso inclui a abertura de novos mercados para fornecedores.
Prova disso é que a BYD já qualificou 106 empresas instaladas no Brasil para fornecer componentes à fábrica na Bahia. E, para garantir uma experiência completa aos consumidores, contará com uma rede de serviços capacitada. Oficinas autorizadas terão acesso a diagnósticos, ferramentas exclusivas e suporte direto da BYD.
Além disso, haverá treinamento de mão de obra local dentro da fábrica, assegurando manutenção ágil e qualificada em todo o território nacional. Com um complexo industrial de última geração, a fábrica respira tecnologia e insere o Brasil na produção, feita por brasileiros para brasileiros.
Super híbridos como o BYD Song Pro serão produzidos na fábrica brasileira
Foto: BYD/Divulgação
Investimento ultrapassa R$ 5 bilhões
A megaestrutura ocupa 4,6 milhões de metros quadrados, o equivalente a 645 campos de futebol. Com investimento que deve chegar aos 5,5 bilhões, a linha de produção em Camaçari contará com toda a tecnologia da marca, uma das que mais investem em pesquisa e desenvolvimento do mundo.
Para dar a largada, a BYD escolheu o BYD Dolphin Mini, o modelo elétrico mais vendido no país – mais de 34 mil unidades vendidas. O primeiro deles 100% brasileiro foi apresentado em uma cerimônia no complexo industrial e simboliza o início de uma nova era na mobilidade. Foram 15 meses entre o início das obras e a entrega do primeiro veículo, em caráter experimental, da linha de produção.
Além do BYD Dolphin Mini, a produção inicial vai incluir os super híbridos BYD Song Pro (GL/GS) e BYD King (GL/GS). Com a tecnologia revolucionária da greentech, todos entregam muita inovação, eficiência energética, comodidade e segurança.
Com redes em todos os estados, a empresa tem a meta de chegar a 240 lojas até o fim do ano. Confira os valores promocionais* da linha 2026.
* Consulte condições