Honda HR-V 2026 muda muito pouco, mas isso não chega a ser ruim; veja o teste

Nova versão do SUV da Honda chega ao Brasil com pouquíssimas novidades, reduzindo emissões de gases enquanto mantém a mesma potência do motor aspirado ou turbo, a depender da versão escolhida. Honda HR-V 2026: o SUV mais vendido da Honda muda pouco
Mesmo com cinco modelos disponíveis no mercado brasileiro, é o SUV compacto HR-V que realmente se destaca na linha da Honda. Em 2025, ele ocupa a segunda posição entre os utilitários esportivos mais vendidos do país, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
O HR-V passou por uma atualização de meia-vida com mudanças discretas no design externo e no interior. Os preços também sofreram poucas alterações, variando entre R$ 163.200 e R$ 209.900.
O reajuste de preço em relação à versão anterior é de aproximadamente 2,5%, percentual inferior aos 5,35% acumulados pelo IPCA nos últimos 12 meses.
O g1 testou o novo modelo em um trajeto de aproximadamente 120 km, entre São Paulo e São Roque, no interior paulista, para verificar se o SUV, mesmo com a fórmula já conhecida, continua oferecendo uma boa experiência ao volante.
Honda HR-V 2026
divulgação/Honda
Em resumo, o novo Honda HR-V substitui a grade frontal e a entrada de ar inferior por um design mais esportivo.
A nova grade está mais ampla, e os refletores do para-choque foram reposicionados para frente. No entanto, as alterações são tão discretas que só se tornam perceptíveis ao comparar ambas as versões lado a lado.
Na traseira, as versões topo de linha — Advanced e Touring — finalmente adotam lanternas totalmente em LED, substituindo as lâmpadas incandescentes. A mudança melhora a visibilidade nas ruas e confere um visual mais moderno ao veículo.
Honda HR-V 2026
As dimensões do HR-V permanecem as mesmas nas versões de entrada e intermediária, EX e EXL. Já as versões Advanced e Touring tiveram um leve aumento no comprimento, com acréscimo de 16 milímetros.
A ausência de mudanças mais marcantes no exterior poderia ser vista como um ponto fraco, mas é comum em atualizações de meia-vida, como é o caso do HR-V 2026. Não vemos como um ponto negativo, mas a falta de teto solar, presente em quase todos os concorrentes, pode ser importante para alguns possíveis compradores.
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Como anda o Honda HR-V
O modelo avaliado foi o HR-V Touring, que utiliza o mesmo motor 1.5 turbo da versão Advance. Com 177 cv de potência e 24,5 kgfm de torque, o conjunto se mostrou bastante esperto em todas as situações do percurso.
As versões EX e EXL utilizam a configuração aspirada do mesmo motor, entregando 126 cv e 15,8 kgfm de torque. Apesar das diferenças mecânicas, todas são flex e equipadas com câmbio automático de sete marchas.
Segundo a Honda, todos os motores do novo HR-V foram remapeados para atender às exigências do Proconve L8, sem comprometer potência ou torque.
Tanto na cidade quanto na estrada, as ultrapassagens com o motor turbo foram realizadas com segurança. O torque, disponível já a 1.700 rpm, garantiu boas arrancadas e retomadas sem gerar ruído excessivo na cabine.
Honda HR-V 2026
divulgação/Honda
A Honda explica que, além do desempenho do motor turbo, o conforto acústico também é resultado do preenchimento de áreas ocas da carroceria com espuma expansiva. Esse material se espalha por cavidades estruturais, ajudando a reduzir ruídos indesejados.
Seja o som do motor ou de caminhões passando ao lado, o isolamento acústico mostrou-se eficiente. Mesmo sem música e durante conversas em tom baixo, foi raro ser incomodado por motos ou veículos maiores.
Ao dirigir, a sensação foi de conforto e controle. Isso se deve à altura do solo de 18,1 centímetros e aos ajustes na suspensão. Mesmo em curvas fechadas, o HR-V manteve boa estabilidade, especialmente para um SUV, cuja altura é naturalmente maior que a de um hatch.
É claro que o HR-V não transmite a mesma sensação de “colado no chão” do Civic, mas, durante o teste, também não apresentou balanços excessivos. Isso contribui para uma condução mais esportiva, condizente com o nome “Touring”.
Honda HR-V 2026 por dentro
O consumo de combustível, com o motor flex abastecido apenas com gasolina, foi de 12,6 km/l, segundo o computador de bordo. O resultado ficou ligeiramente abaixo dos 12,9 km/l prometidos pela Honda.
Não consideramos um problema, já que o trajeto foi curto e incluiu algumas acelerações mais intensas, o que naturalmente eleva o consumo. Ainda assim, o resultado ficou próximo do esperado.
Testamos o sistema de som do veículo, operado pela central multimídia de 8 polegadas, que parece pequena para os padrões de 2025. Hoje, muitos concorrentes — especialmente os chineses — já oferecem telas acima de 10 polegadas, com mais recursos e informações.
Apesar do tamanho da tela, o sistema se mostrou eficiente. O som preenche bem a cabine, os graves são sentidos com vigor e todo conjunto tira proveito do novo isolamento acústico.
O destaque desse cuidado com o conforto acústico é que, com menos ruído externo invadindo a cabine, é possível manter o volume da música mais baixo — contribuindo para a saúde auditiva de todos os ocupantes.
Preços e versões do Honda HR-V 2026
Honda HR-V EX, por R$ 163.200
Motor 1.5 aspirado
Carregador de celular por indução
Painel de instrumentos digital de 7”
Volante de couro com trocas de marchas
Chave presencial
Partida por botão
Assistente de controle de descida
Rebatimento elétrico dos retrovisores
Câmera de ré
Ar condicionado com saídas de ar traseiras
Rodas aro 17”
Central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple Carplay sem fios
6 airbags
Faróis Full LED
Câmera lateral para alerta de ponto cego
Piloto automático adaptativo
Sensor de estacionamento traseiro
Honda HR-V EXL, por R$ 170.900
Faróis de neblina
Apoio de braço traseiro
Rodas aro 17” com acabamento diferente
Bancos em couro
Retrovisor eletrcrômico
Dois tweeters dianteiros
Sensor de estacionamento dianteiro
Ar-condicionado de duas zonas
Retrovisor com rebatimento eletrônico
Honda HR-V Advance, por R$ 199.400:
Motor 1.5 turbo
Conectividade por aplicativo myHonda Connect
Modo de condução esportiva
Ponteira dupla de escapamento
Rodas aro 18”
Grade e para-choques esportivos
Honda HR-V Touring, por R$ 209.900:
Porta-malas elétrico
Banco do motorista com ajustes elétricos
Partida remota do motor
Dois tweeters traseiros
Caixas de roda pintadas em preto
Rodas aro 18” com desenho exclusivo
Lanternas traseiras Full-LED
Faróis com pisca sequencial