Sycamore Gap, uma árvore famosa do Reino Unido, é deliberadamente derrubada
Dois homens foram condenados, nesta terça-feira (15), a quatro anos e três meses de prisão por um tribunal em Newcastle, no nordeste da Inglaterra, por derrubarem uma das árvores mais famosas do país, um ato de vandalismo que chocou o Reino Unido.
Daniel Graham e Adam Carruthers usaram uma motosserra para cortar a “Sycamore Gap Tree”, que ficava localizada ao lado da Muralha de Adriano, em Northumberland, que é um Patrimônio Mundial da UNESCO.
A árvore, que tinha quase 150 anos, ficou mundialmente conhecida e passou a virar ponto turístico depois de aparecer no filme “Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões”, estrelado por Kevin Costner, de 1991.
Daniel Graham e Adam Carruthers
Northumbria Police via AP
Graham, de 39 anos, e Carruthers, de 32, foram condenados por dois crimes: destruir a árvore e danificar o antigo muro.
Os dois homens negaram por muito tempo ter cortado a árvore, mas de acordo com o promotor do caso, Richard Wright, que chamou o ato dos dois de “missão idiota”, eles acabaram admitindo o crime e culparam a bebida pelo ato.
“O tribunal pode ter certeza de que eles estavam sóbrios, preparados e planejaram o que fizeram”, afirmou Wright no julgamento.
O corte ilegal no Parque Nacional de Northumberland ocorreu em 28 de setembro de 2023. Não era a maior nem a mais antiga árvore da Grã-Bretanha, mas ela era apreciada por seu cenário pitoresco, plantado simetricamente entre duas colinas ao longo do muro.
Foto feita da Sycamore Gap durante aurora boreal em julho de 2016
Owen Humphreys/PA via AP, File
Um vídeo gravado pelos próprios homens foi encontrado no celular de Graham. As imagens mostram um deles usando uma motosserra, enquanto o outro registrava a queda, que aconteceu em menos de 3 minutos.
O advogado de defesa de Carruthers afirmou, após a condenação que ele terá que carregar o fardo de suas ações como uma “forma de penitência pessoal:
“Não passou de uma estupidez de bêbado e algo de que ele se arrependerá pelo resto da vida”.
A Sycamore Gap cortada e tomada sobre a Muralha de Adriano, em Northumberland
Owen Humphreys/PA via AP, File

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.