Julho/2020 – O presidente dos EUA, Donald Trump, é visto em frente ao Monte Rushmore.
Tom Brenner/Reuters/Arquivo
O Monte Rushmore é uma formação rochosa nos Estados Unidos esculpida com o rosto de quatro ex-presidentes americanos: George Washington, Thomas Jefferson, Abraham Lincoln e Theodore Roosevelt. E se depender de Donald Trump, o dele será o quinto da lista.
O monte fica em um memorial nacional na Dakota do Sul, estado governado por um Republicano. No seu primeiro mandato, Trump disse à governadora do estado na época que era um sonho ter seu rosto esculpido no local. Ele chegou a ganhar dela uma maquete do monte com o rosto dele.
A ideia que ressurgiu em sua segunda passagem na Casa Branca. Em janeiro, um congressista da Flórida apresentou um projeto de lei que visa esculpir o busto de Trump no memorial. O projeto foi encaminhado ao Comitê de Recursos Naturais da Câmara, que ainda não se pronunciou.
No entanto, o sonho de Trump em ter seu rosto esculpido no monte esbarra na geologia. De acordo com especialistas, é improvável que a rocha suporte uma nova escultura por conta da formação rochosa ser mista. Um pedaço da rocha não é tão esculpível quanto as que já estão desenhadas.
Outro ponto importante é que o Monte Rushmore possui uma rede de fissuras, rachaduras e lascas de vários tamanhos e profundidades. Desde 1989, cientistas já encontraram 144 falhas nos rostos esculpidos e ao redor de toda a montanha.
“Uma das preocupações com um rosto adicional é que essas fraturas podem ser ativadas”, disse Paul Nelson, engenheiro geomecânico, em entrevista ao The New York Times. Segundo Nelson, um novo rosto ao lado da figura de Abraham Lincoln, por exemplo, poderia custar o nariz do ex-presidente.
Governo Trump consegue aval da Suprema Corte para desmantelar Departamento de Educação
Projeto reaproveitado
Em março, o secretário do Interior, Doug Burgum, disse em uma entrevista com Lara Trump, nora do presidente, que “tem espaço” para o rosto de Trump no Rushmore. O Serviço Nacional de Parques, que supervisiona o memorial atualmente é liderado por Burgum.
Apesar disso o Serviço apresentou dois motivos para não adicionar mais rostos à escultura. O primeiro deles é que o Rushmore é considerado uma obra completa. O segundo é que não há espaço. “A parte esculpida do Monte Rushmore foi cuidadosamente avaliada e não há locais viáveis ​​disponíveis para novas esculturas”, afirmou o serviço de parques em um comunicado.
LEIA TAMBÉM:
Quaest: 72% acham que Trump está errado, e 79% afirmam que tarifaço vai prejudicar suas vidas
‘Lista de Epstein’: Trump vira alvo dos MAGA após negar teoria sexual que ele mesmo espalhou
Uma semana após tarifaço de Trump, EUA ainda não deu sinais de que está disposto a negociar, dizem membros do governo
Por que apenas quatro presidentes?
A escolha foi de Gutzon Borglum, que projetou as esculturas e supervisionou sua construção por 14 anos. Ele escolheu os quatro presidentes e suas localizações.
Ele resolveu homenagear ex-presidentes para representar os primeiros 150 anos do país. Agora, os Estados Unidos estão a um ano de completar 250 anos, e aqueles que desejam preservar o memorial estão nervosos com as motivações daqueles que podem alterá-lo.
Essas são as bases do debate, agora e no futuro. Uma é filosófica. A outra é geológica. Uma é uma questão de ” deveria”; a outra é uma questão de ” poderia”.
“Você não acrescentaria outro rosto ao Monte Rushmore de Borglum, assim como não acrescentaria um à ‘Última Ceia’ de Da Vinci”, disse Dan Wenk, que foi superintendente do Memorial Nacional do Monte Rushmore de 1985 a 2001 ao The New York Times em entrevista.
Antes, outros rostos foram cotados para também serem esculpidos no monte: Franklin D. Roosevelt, John F. Kennedy e Ronald Reagan. Em nenhum dos casos, a sugestão partiu do próprio presidente, como foi o caso de Trump, que por causa de seu cargo, poderia ordenar a construção.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.