Com sombreiro e dancinha, Ucrânia convida falantes de espanhol a lutar em guerra
Em um vídeo publicado pelo Ministério da Defesa da Ucrânia, uma funcionária vestindo um “sombrero” pede, num espanhol carregado de sotaque, para que voluntários latinos se alistem no Exército do país para lutar na guerra contra a Rússia.
A peça, publicada na rede social TikTok na última segunda (14), foi criticada por usuários nas redes sociais pelo excesso de estereótipos.
Com o “sombrero” amarelo na cabeça, a funcionária ucraniana, protagonista de outros vídeos do Ministério da Defesa do país, diz logo no começo do vídeo que “esta é a primeira vez na minha vida que falo espanhol”.
“Tudo isso é para convidá-los ao site do Centro de Recrutamento de estrangeiros”, ela prossegue. “Buscamos pessoas fortes e valentes para postos de combate e de não combate no Exército Ucraniano”, diz a apresentadora, em um espanhol improvisado.
Ao fim do vídeo, ela ensaia uma dança em ritmo caribenho.
O post rendeu comentários críticos em espanhol: “Apenas para dizer que a América Latina não é o México”, diz um usuário.
“No México nós não gostamos do Zelensky”, diz um outro comentário.
Ministério da Defesa da Ucrânia faz anúncio em espanhol pedindo que voluntários se alistem para lutar em guerra contra a Rússia
Reprodução/Redes Sociais
Trump e guerra na Ucrânia
A guerra contra a Rússia começou em fevereiro de 2022, quando tropas russas invadiram o território ucraniano.
Atualmente, os Estados Unidos e a Organização para o Tratado do Atlântico Norte (Otan) pressionam o presidente russo Vladimir Putin a aceitar um cessar-fogo.
Na segunda-feira, Trump ameaçou aplicar tarifas de 100% à Rússia e a seus aliados econômicos, entre eles o Brasil. caso o governo russo não alcance um acordo de paz na Ucrânia num prazo de 50 dias.
Além disso, Trump anunciou o envio de armamentos para a Ucrânia, para serem usados contra a Rússia. Entre eles estão os sistemas de defesa aérea Patriot.
O Patriot é um dos mais avançados sistemas antimísseis do mundo, considerado um poderoso “escudo” do Ocidente, e cujo uso na Ucrânia é considerado “uma provocação” pelo governo russo.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.