Vídeo mostra filmagens de abalos sísmicos não relacionados ao evento da última quarta-feira
g1
Circula nas redes sociais uma publicação com vídeo e danos causados pelo terremoto que atingiu o Alasca, Estados Unidos, na última quarta-feira (16). É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 O que diz a publicação?
Publicado no último dia 17 de junho de 2025 no X, o post já alcançou mais de 2 milhões de visualizações e mostra uma coletânea de vídeos de 1 minuto de duração: nos primeiros vinte segundos do vídeo, é possível ver pessoas se abaixando para se proteger do tremor e, na sequência, a piscina balançando, com uma pessoa dentro; entre 00:22 e 00:30, é mostrada a cena de uma outra piscina sendo agitada; entre 00:30 e 00:45, o vídeo registra tremores sentidos em centros comerciais e residências; por fim, entre 00:45 e 01:00, é exibo uma grande inundação.
No primeiro frame do vídeo, há a seguinte informação: “Um terremoto de 7.3 de magnitude aconteceu a cerca de 54 milhas (86 km) de Sand Point, no Alasca”.
⚠️ Por que é falso?
Embora o Alasca tenha sido, de fato, atingido por um terremoto na última quarta-feira (16), as imagens do vídeo não mostram, em nenhum momento, efeitos do tremor no remoto estado americano. Em vez disso, exibem eventos sísmicos ocorridos no Japão, em 2011, em Taiwan, em 2024, e na Califórnia, também em 2024.
O Fato ou Fake usou a ferramenta InVid para fragmentar o vídeo em vários frames (imagens estáticas). Depois, foi feita uma busca reversa com o Google Lens, plataforma que aponta a origem de conteúdos publicados na internet. Os frames levaram a três eventos sísmicos antigos:
Terremoto em Taiwan, agosto de 2024: As filmagens vistas entre 00:00 e 00:20 e 00:30 e 00:45 foram registradas pela BBC e por usuários do Facebook em agosto do ano passado e estão relacionadas ao terremoto de 6,3 sentido em Taiwan. Segundo a administração meteorológica, o epicentro do tremor foi a 34 km da cidade de Hualien, no leste de Taiwan. O tremor sacudiu prédios em Taipei, capital da ilha; não houve registro de vítimas.
Terremoto na Califórnia, dezembro de 2024: A filmagem da piscina balançando entre 00:22 e 00:30 vem do canal de YouTube da Forbes e registra o tremor sentido na costa da Califórnia em dezembro do ano passado. O terremoto de magnitude 7,0 foi sentido a cerca de 60 km da cidade de Petrolia. As autoridades chegaram a emitir alerta de tsunami para a baía de São Francisco, mas aviso foi cancelado uma hora depois.
Tsunami no Japão, março de 2011: A filmagem das inundações na parte final do vídeo é de um vídeo do YouTube postado em 30 de abril de 2012 e mostra os efeitos do mega tsunami originado por um terremoto de 8,9 a 72 km da Península de Oshika. Mais de 18 mil pessoas morreram por conta do desastre.
O terremoto no Alasca
Citando o Centro de Pesquisas de Geociência Alemão (GFZ, na sigla em inglês), a agência Reuters noticiou que um terremoto de magnitude 7,1 atingiu a península do Alasca na última quarta-feira (16).
O tremor teve uma profundidade de 10 quilômetros e chegou a gerar um alerta de tsunami que foi, posteriormente, cancelado. Não houve registro vítimas ou danos significativos.
O epicentro a cerca de 87 quilômetros da cidade de Sand Point que, por sua vez, está a quase mil quilômetros de Anchorage, centro urbano mais populoso do Alasca.
A região é frequentemente assolada por tremores de terra, com episódios semelhantes registrados em 2021 e 2023.
Vídeo mostra filmagens de abalos sísmicos não relacionados ao evento da última quarta-feira
g1
Veja também
Veja o que é #FATO ou #FAKE em vídeos do conflito entre Israel e Irã
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.