Nuvem de poeira e destruição dominam estação de metrô em Kiev após ataque russo
A Rússia atacou a Ucrânia com mísseis e centenas de drones durante a noite, matando duas pessoas, ferindo 15 e causando danos e incêndios em várias partes do país, disse o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky nesta segunda-feira (21).
De acordo com a Força Aérea da Ucrânia, o novo ataque envolveu o lançamento de 426 drones e 24 mísseis – 23 desses drones teriam conseguido atingir seus alvos, em diferentes partes do território.
Imagens postadas em rede social mostram o momento em que uma nuvem de poeira envolveu a estação de metrô Lukianivska, em Kiev, na manhã desta segunda (veja no vídeo acima). Na saída e do lado de fora do local, muita destruição.
“Os ataques da Rússia são sempre contra a humanidade: um jardim de infância, prédios residenciais e outras infraestruturas civis foram queimados em Kiev”, escreveu Zelenskiy no Telegram.
Prédio residencial atingido em Kiev, na Ucrânia, por ataque russo
OLEKSII FILIPPOV / AFP
A mídia russa disse que a Ucrânia também realizou ataques com drones, causando caos nos aeroportos de Moscou, onde milhares de passageiros esperaram em filas ou dormiram no chão depois que voos foram cancelados ou atrasados.
O Ministério da Defesa da Rússia informou que derrubou 117 drones ucranianos durante a noite, incluindo 30 sobre a região de Moscou.
Posições opostas nas negociações por paz
Após a nova troca de ofensivas, o governo russo também se pronunciou nesta segunda. O porta-voz de Kremlin , Dmitry Peskov, disse que Moscou é a favor de uma nova rodada de negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia , mas as posições dos dois lados são totalmente opostas.
No sábado (19), Zelensky enviou à Rússia uma oferta para realizar outra rodada de negociações de paz esta semana e afirmou querer acelerar as negociações para um cessar-fogo.
“Há o nosso rascunho de memorando, há um rascunho de memorando que foi entregue pelo lado ucraniano. Haverá uma troca de opiniões e conversas sobre esses dois rascunhos, que são diametralmente opostos até agora”, disse Peskov, afirmando que há muito trabalho diplomático a ser feito.
Ucrânia e Rússia realizaram duas rodadas de negociações em Istambul, em 16 de maio e 2 de junho, que levaram à troca de milhares de prisioneiros de guerra e dos restos mortais de soldados mortos. Porém os dois lados não avançaram em direção a um cessar-fogo ou a um acordo que ponha fim a quase três anos e meio de guerra.
Estação de metrô destruída em Kiev
OLEKSII FILIPPOV / AFP

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.