Incêndio florestal na França deixa 1 morto e 9 feridos; fogo atinge área equivalente ao tamanho de Paris
Incêndio no Sul da França 1 morto
Securite Civile via AP
Um incêndio florestal de rápida propagação em uma região mediterrânea da França, perto da fronteira com a Espanha, deixou uma pessoa morta, várias feridas e segue se alastrando na quarta-feira, após devastar uma área do tamanho de Paris durante a noite, informaram as autoridades.
Cerca de 1,5 mil bombeiros trabalharam durante a noite para conter as chamas, que começaram na tarde de terça-feira na vila de Ribaute, na região de Aude. O incêndio continuava “muito ativo” na quarta-feira, e as condições climáticas eram desfavoráveis, disse a administração local em um comunicado.
Uma pessoa morreu em sua casa, nove outras ficaram feridas e pelo menos uma estava desaparecida, segundo o comunicado.
O fogo se espalhou por 12 horas, atingindo 11 mil hectares de terra — o equivalente à área da capital francesa. Isso o torna o maior incêndio florestal na França neste verão até agora.
Vídeos em alta no g1
O sul da Europa tem enfrentado diversos grandes incêndios neste verão. Cientistas alertam que as mudanças climáticas estão agravando a frequência e a intensidade do calor e da seca, tornando a região mais vulnerável a incêndios florestais.
A Europa é o continente que mais aquece no mundo, com temperaturas aumentando duas vezes mais rápido que a média global desde os anos 1980, segundo o Serviço de Mudança Climática Copernicus da União Europeia.