É #FAKE que vídeo mostre baleias-beluga encalhadas em praia horas antes de tsunami na Rússia; posts usam gravação de 2023
É #FAKE que vídeo mostre baleias-beluga encalhadas em praia horas antes de tsunami na Rússia
Reprodução
Circulam nas redes sociais posts com um vídeo que mostra baleias-beluga encalhadas em uma praia na Península de Kamchatka, na Rússia. As legendas alegam que o registro seria poucas horas antes do terremoto que provocou um tsunami na região em 29 de julho de 2025. É #FAKE.
Selo #FAKE
G1
🛑 Como são as publicações?
Publicadas desde 29 de julho deste ano, data em que os tremores foram registrados na Rússia, elas aparecem no X, Facebook, Instagram e Threads. A legenda de um dos posts diz: “5 Baleias – Belugas encalham antes de tsunami na Rússia e resgate comove o mundo”.
O vídeo compartilhado exibe quatro belugas adultas e um filhote encalhados na faixa de areia de uma praia. Na cena, dois homens tentam ajudar os animais, jogando baldes com água.
⚠️ Por que isso é mentiroso?
Apesar de o vídeo realmente mostrar a Península de Kamchatka, ele foi gravado em agosto de 2023, não poucas horas antes do tsunami de 2025 na região. Na ocasião, por conta da maré baixa, cinco belugas ficaram encalhadas na foz do rio Tigil e foram ajudadas por pescadores locais.
O Fato ou Fake usou a plataforma Invid para fragmentar o material em diversos frames (imagens estáticas). Depois, fez uma busca por essas “fotos” no Yandex, buscador russo similar ao Google que permite encontrar a origem de materiais na internet, ao apontar publicações mais antigas em que eles apareceram.
O resultado apontou para um post do YouTube de 18 de agosto de 2023, com este título: “Pescadores heroicos resgatam família de cinco baleias-beluga encalhadas no distrito de Tigilsky, em Kamchatka”.
Uma busca no Google pelos termos “beluga kamchatka agosto 2023” apontou para a reportagem do jornal russo Pravda, que noticiou o caso. De acordo com a publicação, as baleias retornaram ao mar quando a maré voltou a subir.
🎯 Qual o contexto da fake?
Em 29 de julho, no horário de Brasília, um terremoto de magnitude 8,8 na Península de Kamchatka, na Rússia, provocou um tsunami. O terromoto é o mais forte desde 2011, quando tremores e tsunami atingiram Fukushima, no Japão.
Até a última atualização desta reportagem, os impactos mais severos do tsunami foram registrados no Extremo Oriente Russo. Alertas se estenderam pelo Japão, alguns países da América e regiões insulares. Não há registro de mortes até o momento.
É #FAKE que vídeo mostre baleias-beluga encalhadas em praia horas antes de tsunami na Rússia
Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)