É #FAKE vídeo em que Trump diz “força, Bolsonaro” e se solidariza com brasileiros; trata-se de inteligência artificial
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo em que Donald Trump supostamente diz “força, Bolsonaro” e afirma que os Estados Unidos estão “com o povo brasileiro”. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 Como é o vídeo?
Publicado no TikTok nesta quarta-feira (6), ele exibe um vídeo de uma entrevista de Trump, na qual ele supostamente teria se direcionado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na cena, um áudio manipulado por inteligência artificial (IA) é atribuído ao americano. Ele diz, em inglês: “Força, Bolsonaro. E, ao grande povo do Brasil, nunca desista. Vocês são lutadores, defensores da liberdade, da fé e da família. Os Estados Unidos estão com vocês. Continuem firmes e orgulhosos. O mundo está assistindo”.
O conteúdo viralizou na internet dois dias depois de o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ter determinado prisão domiciliar de Bolsonaro (leia mais ao final desta reportagem).
O governo Trump condenou a medida em uma publicação nas redes sociais, afirmando que Moraes é um “violador de direitos humanos”.
⚠️ Por que isso é mentira?
O vídeo não é verdadeiro — a fala de Donald Trump foi alterada com IA. O conteúdo enganoso usou um trecho de uma entrevista verdadeira do presidente americano, concedida em 3 de agosto de 2025, no aeroporto de Allentown, no estado da Pensilvânia. O Fato ou Fake consultou a transcrição completa da declaração e não encontrou qualquer menção ao Brasil ou a Bolsonaro.
Originalmente, Trump afirmou durante a entrevista que submarinos nucleares americanos estavam em uma região próxima à Rússia e comemorou a notícia de que a atriz Sydney Sweeney seria filiada ao partido Republicano.
O Fato ou Fake submeteu o conteúdo ao Hive Moderation, ferramenta que detecta imagens e vídeos criados com IA. Resultado: há 99,1% de chances de o conteúdo ter sido produzido com esse recurso.
🎯 Em que contexto circula a fake?
No domingo (3), apoiadores de Bolsonaro fizeram manifestações em diversas cidades. Eles pediram a anistia dos envolvidos nos ataques do 8 de Janeiro e criticaram o presidente Lula (PT) e o Moraes. No Rio, um dos organizadores do ato foi o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente.
Flávio chegou a colocar brevemente o pai no viva-voz do telefone para falar ao público presente no protesto. Em seguida, postou um vídeo mostrando o Bolsonaro em casa enviando a mensagem.
No dia seguinte, Moraes determinou a prisão domiciliar de Bolsonaro, proibiu visitas e mandou apreender celular na casa do ex-presidente. Na decisão, o ministro afirmou que Bolsonaro utilizou redes sociais de aliados para divulgar mensagens de ataques ao STF e apoio à intervenção estrangeira no Poder Judiciário. Um dos posts citados no texto foi justamente aquele publicado na conta de Flávio.
A defesa do ex-presidente afirma que ele não descumpriu nenhuma ordem da Justiça.
É #FAKE vídeo em que Trump diz “força, Bolsonaro” e se solidariza com brasileiros; trata-se de inteligência artificial
Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica

VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.